Sobre a Revista

Foco e Escopo

Linhas Editoriais e Áreas de conhecimento abrangidas:

1. AR E MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS

Fontes de poluição do ar e seu controle. Qualidade do ar, modelagem e monitoramento. Poluição veicular. Mudanças climáticas globais. Proteção da camada de ozônio.

2. ÁGUA

Fontes de poluição da água e seu controle. Qualidade da água, modelagem e monitoramento. Balneabilidade. Hidrologia e hidrometria. Gestão e governança da água.

3. SOLO, VEGETAÇÃO E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Qualidade e contaminação do solo e águas subterrâneas. Resíduos sólidos e seu gerenciamento. Aplicação de resíduos e efluentes no solo. Áreas contaminadas, gerenciamento, remediação. Vegetação. Fauna.

4. SAÚDE PÚBLICA E DOS ECOSSISTEMAS

Efeitos na saúde, toxicidade, contaminantes ambientais. Ecossistemas. Ecologia das populações. Unidades de conservação e sua gestão.

5. CONFORMIDADE AMBIENTAL

Licenciamento ambiental. Fiscalização, auditoria, perícia. Sistemas de Gestão Ambiental. Análise de risco. Emergências químicas. Legislação ambiental e normalização.

6. POLÍTICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE

Desenvolvimento sustentável. Políticas públicas e seus instrumentos. Planejamento ambiental. Serviços ambientais. Convenções internacionais.

 

Periodicidade

Fluxo contínuo.

Cobrança para Submissão de Artigos

A revista não cobrará pela submissão de artigos.

Processo de Avaliação por pares

A Revista Ambiente utiliza a avaliação pelo sistema de duplos cegos (double blind peer review), em que o artigo é enviado para dois revisores (pareceristas Ad Hoc), que são professores, pesquisadores e especialistas no tema do trabalho. Os pareceristas não terão acesso aos nomes dos autores e vice-versa, de forma a garantir a transparência e a isenção do processo, bem como a confidencialidade das informações.

Política de Privacidade

Os nomes, endereços e outros dados enviados à Revista Ambiente serão utilizados exclusivamente para os fins definidos, e não serão utilizados para outras finalidades ou disponibilizados para terceiros.

Política de Isenção

A publicação do artigo não significa aprovação, endosso ou recomendação, por parte da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, de produtos, serviços, processos, metodologias, técnicas, tecnologias, empresas, profissionais, ideias ou conceitos mencionados no trabalho.

Política de Verificação de Plágio

Todos os trabalhos enviados à Revista Ambiente para avaliação serão submetidos à avaliação de similaridade em plataforma Turnitin ou similar.

Histórico

A “Ambiente, Revista CETESB de Tecnologia” foi publicada pela CETESB entre 1987 e 1994, voltada para a publicação de trabalhos originais ou de revisão sobre Tecnologia Ambiental, “compreendendo desde estudos de ecossistemas visando objetivamente à sua preservação, até inovações técnicas em processos e estruturas de controle de qualidade ambiental.” A produção científica-tecnológica da instituição sempre foi significativa e a CETESB sempre foi uma escola.

A Escola Superior da CETESB (ESC) foi criada em 2013 por decisão da Diretoria Colegiada. Em 2015, foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, como instituição destinada ao aperfeiçoamento profissional de pessoal graduado em nível superior, bem como foi autorizada a ministrar curso de pós-graduação (Portaria CEE/GP 449, de 19.11.2015, republicada no D.O.E. em 22.12.2018, Seção I, Página 71; homologada pelo Secretário de Estado da Educação, conforme Resolução SEE de 17.11.2015, publicada no D.O.E. de 18.11.2015). A direção da CETESB decidiu então pela retomada do periódico, com o objetivo de difundir artigos originais, de caráter científico e técnico, na área de meio ambiente.